Julgamento do 1/3 Constitucional de Férias: impactos e riscos para sua empresa

Julgamento do 1_3 Constitucional de Férias

Decisão do STF sobre o terço constitucional de férias

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 12 de junho, o julgamento do tema nº 985, que trata sobre o 1/3 constitucional de férias. Na sessão, várias ações tributárias estarão em pauta.

Até o momento, os ministros decidiram que as empresas devem incluir o terço de férias no cálculo da contribuição previdenciária patronal. No entanto, ainda está pendente a decisão sobre a aplicação de um limite temporal a essa decisão – conhecida como modulação de efeitos.

Riscos de não aplicação da modulação

Caso os ministros decidam não aplicar a modulação, a Receita Federal poderá autuar os contribuintes. Isso significa que poderão cobrar os valores não recolhidos antes da decisão do Supremo em agosto de 2020. 

Esse cenário resultará em um grande passivo para as empresas, que enfrentam um dos maiores riscos fiscais judiciais devido à suspensão da tributação durante anos. Além disso, com o STF revertendo essa posição, a situação se torna ainda mais delicada.

Impacto previdenciário nas empresas

Do ponto de vista previdenciário, a inclusão do terço de férias no cálculo da contribuição previdenciária patronal é a questão de maior impacto para as empresas. 

Diversas empresas suspenderam essa tributação durante anos. Portanto, a decisão do STF pode causar um grande impacto financeiro, exigindo ajustes imediatos e adequação às novas normas.

Como o Revizia pode ajudar

Caso sua empresa seja atingida pela medida, o Revizia pode oferecer suporte completo para os cálculos necessários. Além disso, nossa equipe está preparada para auxiliar sua empresa a enfrentar essa situação complexa e garantir conformidade com as novas exigências fiscais.

Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua empresa a se adequar às novas normas.

Sobre o Revizia

Fundada em 2016, o Revizia é uma empresa de software especializada em auditoria e compliance fiscal que atua por meio de uma plataforma SaaS baseada em machine learning. 

Sua operação tem por objetivo facilitar e dinamizar o trabalho dos profissionais do mercado tributário, contábil e fiscal. 

Para isso, ela oferece soluções voltadas à captura e armazenamento de documentos fiscais, além do cruzamento técnico de informações capazes de apontar inconsistências e oportunidades de recuperação tributária. 

Tudo isso, faz do Revizia o software de gestão fiscal, tributária e financeira mais completo do mercado, para automatizar a eficiência do seu negócio.

Junte-se a líderes de mercado como MondelezBTG PactualPetzHugo Boss e revolucione a gestão fiscal da sua empresa.

blank
Tributos

Compensações de Débitos Previdenciários em 2023/24: O que você precisa saber

Em 2023, as compensações de débitos previdenciários apresentaram um cenário interessante. Praticamente metade dessas compensações foi realizada com créditos de PIS/Cofins. Entretanto, cerca de 86% das compensações foram decorrentes de compensação cruzada, e apenas 14% foram feitas com a própria contribuição previdenciária. No total, a arrecadação previdenciária atingiu R$ 620,3 bilhões.
Leia mais »
blank
Tax News

A reforma tributária: um olhar estrangeiro

Muito se disse sobre o espelhamento entre o modelo brasileiro de tributação sobre o consumo pós-reforma tributária e o modelo de Imposto sobre o Valor Agregado. Obviamente, toda implementação efetiva de modelos importa em adaptação à cultura e elementos locais. Mas uma proximidade de modelos importa em uma maior compreensibilidade dos sistemas. Assim, em um mundo de operações globais e de competição internacional pela atração de investimentos, é inquestionável que a reforma tributária traz um sistema que fica melhor na vitrine.
Leia mais »
blank
Tax News

Petrobras é responsável por recolher Cide-Combustíveis, decide STJ

De forma unânime, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a cobrança da Cide-Combustíveis, em um caso em que a estatal alega que estava impedida de fazer o pagamento em razão de liminares que dispensaram distribuidoras e postos de combustíveis de arcar com o custo do tributo na aquisição de derivados do petróleo. Neste caso, a Petrobras era a contribuinte de direito, e as distribuidoras e postos, os contribuintes de fato.
Leia mais »
blank
Módulos Revizia

Canhoto Fiscal Digital: modernização na gestão fiscal

Com o objetivo de modernizar e otimizar o gerenciamento de documentos fiscais, o Módulo Canhoto Fiscal oferece uma solução digital inovadora para o armazenamento de todos os canhotos fiscais de fornecedores. Esta nova funcionalidade permite a importação e associação dos canhotos de NF-e, garantindo um controle mais eficiente e preciso das operações fiscais.
Leia mais »

Comece agora com Revizia

Entre em contato conosco e agende um diagnóstico