STJ define exclusão do ICMS-ST da Base de Cálculo do PIS/Cofins

Exclusão do ICMS-ST

Decisão do STJ sobre ICMS-ST

A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu a data de início da exclusão do ICMS-ST (substituição tributária) da base de cálculo do PIS/Cofins. Os ministros decidiram, por unanimidade, preservar as ações judiciais propostas até março de 2017. 

Nesse período, o Supremo Tribunal Federal (STF) excluiu o ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins, conhecida como a “tese do século”.

Efeitos da decisão

A decisão do STJ, sobre a exclusão do ICMS-ST, terá efeitos a partir de 15 de março de 2017. Porém, as ações judiciais e administrativas protocoladas até essa data também serão preservadas. Inicialmente, o termo inicial era 23 de fevereiro de 2024, data da publicação da ata de julgamento do Tema 1125. 

Além disso, a decisão do STJ está alinhada com o que foi decidido pelo Supremo, visto que a discussão sobre o ICMS-ST é idêntica à do ICMS na “tese do século”. Portanto, a modulação também deveria ser a mesma.

Impactos para os contribuintes

Os contribuintes com processos ajuizados na data do julgamento podem solicitar a restituição dos tributos pagos nos cinco anos anteriores, além dos pagamentos futuros. 

Portanto, em termos práticos, o tributo não pode ser exigido desde 15 de março de 2017, exceto para ações judiciais e administrativas já ajuizadas na data do julgamento do STF. 

Sendo assim, aqueles que entraram com ação antes dessa data podem recuperar valores mais antigos, considerando o prazo decadencial de cinco anos. Por exemplo, quem ajuizou ação antes de 2017 pode restituir valores de 2012.

Recuperação administrativa

A limitação temporal fixada pelo STJ permite que os contribuintes afetados pelo ICMS-ST façam a recuperação administrativa dos montantes recolhidos nos últimos cinco anos.

Dessa forma, empresas impactadas pela modulação devem buscar orientações adequadas para garantir seus direitos.

Como o Revizia pode ajudar

Caso a sua empresa seja afetada pela modulação, entre em contato com o Revizia para obter mais informações e orientações sobre como proceder para garantir a recuperação dos valores devidos.

Por: Júlia Queiroga e Rafael Simão de Oliveira Cardoso, advogados tributaristas do Maia & Anjos Advogados.

Sobre o Revizia

Fundada em 2016, o Revizia é uma empresa de software especializada em auditoria e compliance fiscal que atua por meio de uma plataforma SaaS baseada em machine learning. 

Sua operação tem por objetivo facilitar e dinamizar o trabalho dos profissionais do mercado tributário, contábil e fiscal. 

Para isso, ela oferece soluções voltadas à captura e armazenamento de documentos fiscais, além do cruzamento técnico de informações capazes de apontar inconsistências e oportunidades de recuperação tributária. 

Tudo isso, faz do Revizia o software de gestão fiscal, tributária e financeira mais completo do mercado, para automatizar a eficiência do seu negócio.

Junte-se a líderes de mercado como MondelezBTG PactualPetzHugo Boss e revolucione a gestão fiscal da sua empresa.

STF - contribuição previdenciária patronal
Tax News

STF modula efeitos de decisão relacionada ao constitucional de férias

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão de julgamento realizada ontem (12/06), modulou os efeitos da decisão que determina a inclusão do terço de férias no cálculo da contribuição previdenciária patronal. Dessa forma, a produção dos efeitos desse caso vai começar a partir da publicação do acórdão, mantendo válido os recolhimentos já realizados sem contestação judicial ou administrativa.
Leia mais »
Julgamento do 1_3 Constitucional de Férias
Tax News

Julgamento do 1/3 Constitucional de Férias: impactos e riscos para sua empresa

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 12 de junho, o julgamento do tema nº 985, que trata sobre o 1/3 constitucional de férias. Na sessão, várias ações tributárias estarão em pauta. Até o momento, os ministros decidiram que as empresas devem incluir o terço de férias no cálculo da contribuição previdenciária patronal. No entanto, ainda está pendente a decisão sobre a aplicação de um limite temporal a essa decisão – conhecida como modulação de efeitos.
Leia mais »
Comitê Gestor do IBS
Reforma tributária

Comitê Gestor do IBS: Entenda o segundo PLP da Reforma Tributária

O segundo Projeto de Lei Complementar (PLP) da reforma tributária definiu a estrutura do Comitê Gestor do IBS e propôs a criação de um “novo Carf”. Este será composto por três instâncias para deliberar sobre processos administrativos referentes ao imposto. Foram estabelecidas normas para o aproveitamento de créditos de ICMS acumulados e a distribuição da arrecadação do IBS entre os entes federativos.
Leia mais »
Calendário de Obrigações
Funcionalidades Revizia

Calendário de Obrigações no Software Revizia

O Calendário de Obrigações do Revizia foi criado para informar os usuários sobre as datas específicas para cumprir obrigações acessórias e entregar declarações obrigatórias. Além disso, ele permite que o usuário crie e adicione suas próprias atividades, proporcionando uma gestão completa e personalizada das obrigações fiscais.
Leia mais »

Comece agora com Revizia

Entre em contato conosco e agende um diagnóstico