Prazos Médios – PMRV, PMPC e PMRE

Como calcular o PMRV, PMPC e PMRE na sua empresa? – Análise Contábil de Prazos Médios 

Você sabe quais são os “prazos” da sua empresa? E para que servem? Neste artigo, explicamos os três prazos essenciais para manter a saúde financeira e contábil da sua empresa em dia: Prazo Médio de Recebimento de Vendas (PMRV), Prazo Médio de Pagamento de Compras (PMPC) e Prazo Médio de Renovação de Estoque (PMRE). Boa leitura! 

Prazo Médio de Recebimento de Vendas (PMRV):

O que é?

O Prazo Médio de Recebimento de Vendas (PMRV) é um índice que aponta quantos dias, em média, a empresa leva para receber os valores financeiros de suas vendas a prazo. Ou seja, este indicador tem como objetivo demonstrar quantos dias a empresa disponibiliza, em média, como prazo de pagamento para seus clientes. 

Como calcular?

Para calcular o Prazo Médio de Recebimento de Vendas, é feita a divisão do Recebíveis Médios pelas Vendas Brutas, em seguida multiplica-se o resultado por 365 (dias no ano). Logo:           

PMRV = (Recebíveis Médios / Vendas Brutas) X 365 

blank

PMRV = (100.000 / 1.400.000) X 365

PMRV= 26 DIAS (aproximadamente) 

Qual sua importância?

O PMRV é um indicador extremamente importante para a análise da saúde financeira da empresa, quanto menor for prazo, maior será a capacidade da empresa de gerar caixa e consequentemente de realizar investimentos. Vendas com curtíssimo prazo para recebimentos são excelentes do ponto de vista de caixa, pois quanto maior a diferença entre o PMRV e o PMPC (Prazo Médio de Pagamento de Compras), de modo que o PMRV seja menor que o PMPC, maior é fôlego de caixa que a empresa possui para realizar o pagamento dos seus fornecedores, suas despesas e custos. 

Prazo Médio de Pagamento de Compras (PMPC):

O que é?

O Prazo Médio de Pagamento de Compras é um indicador financeiro que demonstra quantos dias, em média, sua empresa possui como prazo para pagamentos dos seus fornecedores, ou seja, qual o prazo médio para realização das suas compras. O PMPC é um indicador relevante do ponto de vista financeiro, dado que esta informação em conjunto com o PMRV (Prazo Médio de Recebimento de Vendas), permite que o gestor tenha clareza sobre seu caixa e se terá ou não capital de giro.

Como calcular?

Para calcular o PMPC, é necessário dividir o valor de Fornecedores Médio por Compras, multiplicando então resultado por 365 (dias no ano). Logo:

PMPC = (Fornecedores Médios / Compras) X 365 

blank

PMPC = (200.000 / 950.000) X 365

PMPC = 77 DIAS (aproximadamente)

Qual sua importância?

O PMPC é extremamente importante quando se trata da saúde financeira da sua empresa. Este índice, quando analisado em conjunto com o PMRV, demonstra se a empresa possui capacidade de gerar Capital de Giro, ou seja, recursos financeiros que podem se tornar investimentos. O cenário ideal, do ponto de vista financeiro, é que o PMPC seja o mais superior possível ao PMRV, pois uma vez que seu prazo para pagamento de compras é maior do que seu prazo de recebimento de suas vendas, a empresa consegue gerar Capital de Giro, recebendo seus pagamentos antes de ter que cumprir suas obrigações financeiras. Se sua empresa possuir um PMPC menor do que o PMRV, este é um forte indicador de que, provavelmente, em algum momento sua empresa precisará buscar um empréstimo. 

Prazo Médio de Renovação de Estoque (PMRE):

O que é?

Todo estoque possui um custo de armazenamento, assim como um custo de aquisição que só será compensado no momento da venda do produto, logo, é fundamental compreender quanto tempo sua empresa demora para girar seu estoque, isto é, para vender seu estoque. O cálculo do PMRE é um excelente indicador para avaliar o seu desempenho de vendas, dado que ele indicará quantos dias, em média, sua empresa leva para renovar seu estoque. Este índice demonstra o intervalo entre renovações do seu estoque. Quando falamos de estoque, estamos falando de dinheiro parado. Um PMRE elevado é um sinal de que seu estoque fica muito tempo parado, o que pode ser causado pela composição de produtos de baixa necessidade (pouca demanda) ou então problemas na equipe de vendas.

Como calcular?

Para calcular o Prazo Médio de Renovação de Estoque, basta dividir o seu Estoque Médio pelo seu Custo de Mercadoria Vendida (CMV) e multiplicar o resultado por 365 (dias no ano). Logo:

PMRE = (Estoque Médio / Custo de Mercadoria Vendida) X 365

blank

PMRE = (1.650 / 10.000) X 365

PMRE = 60 DIAS (aproximadamente) 

Qual a sua importância?

O PMRE aponta o prazo médio para que ocorra a renovação dos estoques, isto é, quantos dias a empresa leva para realizar um “giro”. Além disso, este indicador também demonstra o potencial da empresa em transformar suas mercadorias em dinheiro, tornando este um indicador extremamente relevante para eventuais investidores. O PMRE está relacionado não somente com a administração e gestão do estoque, ele também é um reflexo da saúde financeira da empresa.

Como posso monitorar o PMRE, PMPC e PMRV da minha empresa?

Muitos gestores alocam uma pessoa de sua equipe como responsável por levantar as informações necessárias para realizar o cálculo. Por se tratar de um método moroso e passível de erro, este pensamento faz com acabem deixando este indicador de lado, reduzindo assim sua visão sobre o desempenho da operação. 

Entretanto, hoje já é possível realizar este monitoramento através do sistema Revizia, um software de auditoria com dashboards interativos que com poucos cliques proporciona uma visão e análise segura, rápida e atualizada da sua empresa. Um sistema extremamente completo, capaz de proporcionar visibilidade ao empreendedor acerca da saúde fiscal, contábil e financeira da sua empresa. Conheça as funcionalidades! 

blank

Dentro do Revizia é possível consultar indicadores operacionais e compará-los com diferentes anos. Você pode visualizar o PMRE, PMPC e PMRV da sua empresa no Módulo Inteligência Financeira, que também proporciona muitas outras informações, tais como, Análise Horizontal e Vertical, Demonstrações Financeiras, Estrutura de Capital, Projeções de Compras e Vendas, Índices de Liquidez e muito mais.

Experimente gratuitamente por 10 dias!

Comece agora com Revizia

Entre em contato conosco e agende um diagnóstico