Posso ter pagado imposto a maior? Como saber? Consigo buscar de volta o imposto que paguei a maior?

Compartilhe:

Saiba como recuperar créditos tributários de pagamentos a maior: Quando uma empresa, por engano, efetua recolhimento indevido (não tinha que recolher) ou a maior (tinha que recolher, mas se enganou e recolheu mais do que devia), temos o que chamamos de “pagamento indevido ou a maior”. Nesse contexto, a consulta dos impostos pagos ou pendências com o Fisco pode ser realizada no portal do e-CAC. Se forem encontrados pagamentos a maior, é possível recuperar os valores pela via administrativa, podendo os pedidos, serem feitos de forma eletrônica. Ademais, caso haja necessidade, pode ser buscada a restituição do tributo pago indevidamente por meio da tutela jurisdicional, através de ações como mandado de segurança em pedidos administrativos já realizados com prazo de análise e restituição exauridos ou, repetição de indébito. No Painel de Oportunidades do Revizia, sua empresa tem acesso aos valores de impostos e contribuições pagos indevidamente ou a maior nos últimos 5 anos, que poderão ser recuperados tanto pela via administrativa, quanto pela via judicial, sendo que neste último caso, as teses tributárias são atualizadas constantemente pela equipe do Revizia, conforme o direito das empresas é reconhecido nas instâncias superiores da justiça. Teste grátis.

Compartilhe:

Pis e Cofins Blog destaque copiar
Reforma tributária

Reforma Tributária: o fim de PIS e Cofins e seus efeitos práticos

A Reforma Tributária brasileira, por meio da Emenda Constitucional nº 132/2023, promove uma profunda reestruturação do sistema de tributos sobre o consumo. Dentre as alterações mais relevantes, destaca-se a substituição do PIS e da Cofins pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), tributo federal que comporá o novo modelo dual, ao lado do IBS (tributo de competência subnacional).
Leia mais »
Blog Revizia Destaque
Tributos

Novo edital da PGFN traz condições vantajosas para regularização fiscal

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) lançou no dia 2 de junho, um novo programa de transação – por meio do Edital PGDAU nº 11, de 30 de maio de 2025 (“Edital nº 11 de 2025”) – com condições facilitadas para regularização de débitos inscritos em dívida ativa. Os contribuintes têm até 30 de setembro para aderir a uma das quatro modalidades disponíveis.
Leia mais »
Black businessman using computer laptop
Revizia na Mídia

A&M e Revizia lançam solução para transição tributária | O Globo

Aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República no final de 2023, a reforma tributária brasileira entrará em vigor em 2026. Empresas do setor de saúde têm o ano de 2025 para se adaptar às mudanças que impactarão regimes tributários, precificação e gestão financeira. Especialistas alertam para a necessidade de planejamento estratégico nesse período de transição.​
Leia mais »
Blog Módulo Reforma Tributária
Oculto

Módulo Reforma Tributária: prepare sua empresa para o novo cenário fiscal

A Reforma Tributária é uma realidade. Com a aprovação das mudanças no sistema tributário brasileiro, o que antes parecia um plano distante agora exige ação imediata de empresas, escritórios contábeis, departamentos jurídicos e equipes financeiras. Mais do que entender o novo cenário, é essencial se preparar estrategicamente para ele.
Leia mais »

Comece agora com Revizia

Entre em contato conosco e agende um diagnóstico