PLP 68/2024: relatório final do GT da CAE é apresentado

Compartilhe:

national congress sunny day brasilia df brazil august 14 2008

Relatório está previsto para ser lido dia 27/11 na CCJ pelo relator da reforma, senador Eduardo Braga (MDB-AM)

O Grupo de Trabalho do PLP 68/2024 da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) apresentou o relatório final com a conclusão das 21 audiências públicas realizadas. Foram mais de 500 entidades atendidas e as sugestões foram entregues ao relator da reforma no Senado, senador Eduardo Braga (MDB-AM), que poderá acolhê-las ou não em seu relatório, que está previsto para ser lido dia 27 de novembro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde tramita.

Imposto Seletivo

Entre as sugestões o GT sugere a exclusão das bebidas açucaradas e da extração de bens minerais, petróleo e gás natural da incidência do tributo. 

Plataformas Digitais

O grupo pede que a responsabilidade solidária seja atribuída apenas em caso de omissão no dever de prestar informações à Receita Federal. O texto atual admite a hipótese de responsabilidade solidária por intermediação na compra pela internet. 

Setor de serviços

O GT propõe que o setor de hotelaria e de agências de turismo tenham redução de 60% nas alíquotas de IBS e CBS. Já sobre o split payment, alvo de críticas pelo setor, o grupo propõe que a implementação seja prorrogada até 2027, com um modelo simplificado em 2026 e sem incidência de multas durante esse período. Hoje, o texto prevê a implementação já em 2026, com sujeição de multas para a empresa que não aderir. 

O grupo também propõe a inclusão dos serviços de comunicação no cashback. O texto prevê a devolução de valores gastos com gás, luz e esgoto para famílias de baixa renda. 

Medicamentos

Entre as sugestões está a alíquota zero de IBS e CBS para os medicamentos destinados ao Programa Farmácia Popular do Brasil, às amostras grátis, às doações e às pesquisas clínicas, durante e pós estudo. Também propõem que os serviços de atenção domiciliar (home care) estejam na lista de atividades com alíquotas reduzidas de 60%. 

Combustíveis

Sugere que o Etanol tenha direito ao regime monofásico a partir da aprovação do projeto. Hoje o texto estabelece o início em 2033. No caso do setor de energia elétrica, o GT propõe que não incida os novos tributos no “autoconsumo”, isto é, consumo da energia produzida pela própria empresa.

O GT também busca incluir os créditos de IPI no tratamento de créditos não apropriados ou não utilizados até a data de extinção desses tributos, permitindo que sejam compensados com débitos de CBS.

Fonte: Jota Info.

Sobre o Revizia

Fundada em 2016, o Revizia é uma empresa de software especializada em auditoria e compliance fiscal que atua por meio de uma plataforma SaaS baseada em machine learning. 

Sua operação tem por objetivo facilitar e dinamizar o trabalho dos profissionais do mercado tributário, contábil e fiscal. 

Para isso, ela oferece soluções voltadas à captura e armazenamento de documentos fiscais, além do cruzamento técnico de informações capazes de apontar inconsistências e oportunidades de recuperação tributária. 

Tudo isso, faz do Revizia o software de gestão fiscal, tributária e financeira mais completo do mercado, para automatizar a eficiência do seu negócio.

Junte-se a líderes de mercado como MondelezBTG PactualShoulder, Mondial, Hugo Boss e revolucione a gestão fiscal da sua empresa.

Compartilhe:

Blog Reforma é neutra
Reforma tributária

Reforma Tributária: impactos por setor e como antecipar riscos antes dos dados oficiais

A promessa da Reforma Tributária é clara: simplificar, racionalizar e tornar neutra a arrecadação no Brasil. Mas existe um ponto que muitas empresas ainda ignoram: a neutralidade não é igual para todos. A regra do jogo muda, mas os setores partem de posições muito diferentes no tabuleiro. E é por isso que esperar os dados “oficiais” da transição pode custar caro.
Leia mais »
Blog Módulo Fiscal e a Reforma Tributária
Oculto

Módulo Fiscal do Revizia: Simplifique sua gestão na Reforma Tributária!

A Reforma Tributária já está em andamento e traz mudanças que impactam diretamente a gestão fiscal das empresas. Com a criação do IBS e CBS, novas regras para créditos tributários e a extinção de tributos antigos, manter-se em conformidade nunca foi tão desafiador. O Módulo Fiscal do Revizia foi desenvolvido para garantir que sua empresa se adapte rapidamente, sem erros e sem riscos de penalidades.
Leia mais »
Blog NR1 Saúde Mental
Gestão

NR1 e Saúde Mental: Novas Regras para as Empresas

Com a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR1), a saúde mental ganhou protagonismo nas políticas de saúde e segurança do trabalho. A norma passou a exigir que riscos psicossociais – como estresse excessivo, pressão por metas e assédio moral – sejam reconhecidos, avaliados e tratados pelas empresas, ao lado dos tradicionais riscos físicos, químicos e biológicos.
Leia mais »

Comece agora com Revizia

Entre em contato conosco e agende um diagnóstico