Plano anual de fiscalização 2024

Plano anual de fiscalização 2024

No fim da última semana (05/04), a Receita Federal publicou o seu Plano Anual de Fiscalização, onde apresentou os resultados obtidos em 2023 e o planejamento para 2024. Além disso, o relatório apresenta informações relevantes sobre os temas que a Receita Federal priorizará no âmbito das Fiscalizações Tributárias deste ano, tais como:

Cide Remessas e PIS/Cofins Importação nas remessas ao exterior

Em relação à falta de declaração de débitos de Cide Remessas, a situação envolve pagamentos relacionados a royalties, serviços ou assistência técnica ou administrativa enviados ao exterior.

CSLL referente aos Temas 881 e 885 do STF (limites da coisa julgada)

Em 2024, os contribuintes que não realizaram a autorregularização, conforme ação realizada em 2023 junto aos maiores contribuintes, serão encaminhados para a fiscalização. Além disso, será iniciada etapa de assistência para os contribuintes dos demais portes.

Adesão indevida ao PERSE

Os contribuintes devem enquadrar-se nas hipóteses legais e nos critérios definidos na regulamentação do PERSE para usufruírem dos benefícios do programa.

Tributação de IRPJ e CSLL sobre a “Tese do Século” (Exclusão do ICMS da base do PIS e da COFINS)

A Receita Federal determina que os valores recuperados de PIS e COFINS estão sujeitos à tributação do IRPJ e da CSLL. Isso se aplica tanto no momento do trânsito em julgado da sentença judicial quanto na entrega da primeira declaração de compensação, garantindo, assim, a conformidade fiscal de todos os processos envolvidos.

Subvenção para investimento

Em 2024, a Receita Federal fiscalizará os contribuintes que não se autorregularizaram durante a ação de assistência de 2023. Esta ação visava promover a conformidade voluntária entre 562 pessoas jurídicas diferenciadas que apresentaram indícios de irregularidades nas exclusões de subvenções estaduais. Além disso, a Receita Federal analisará as práticas dos contribuintes em 2024, focando especialmente naqueles que em 2023 apresentaram maior risco de não conformidade, especialmente após a Lei nº 14.789/2023 alterar o tratamento das subvenções para investimento.

Exclusões indevidas referentes à Lei do Bem

Adicionalmente, exclusões indevidas do lucro líquido, para fins de determinação do lucro real e da base de cálculo de CSLL, ocorrem de um percentual dos dispêndios realizados com pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica.

Operações em plataformas digitais / marketplaces

A Receita Federal adotará uma ação de estímulo à conformidade junto a pessoas físicas e jurídicas que transacionam bens, serviços e aluguéis em plataformas digitais. Além disso, buscará verificar a correta tributação dos resultados auferidos nessas operações, assegurando que todos os envolvidos estejam em conformidade fiscal.

Para compreender completamente essas diretrizes e se preparar melhor para as fiscalizações, faça o download do e-book completo do Plano Anual de Fiscalização da Receita Federal. Clique no link abaixo para obter insights valiosos que garantirão a conformidade da sua empresa! 📊

E-book - Plano anual de fiscalização 2024 Revizia

Referência: Receita Federal

Sobre o Revizia

Fundada em 2016, o Revizia é uma empresa de software especializada em auditoria e compliance fiscal que atua por meio de uma plataforma SaaS baseada em machine learning. Sua operação tem por objetivo facilitar e dinamizar o trabalho dos profissionais do mercado tributário, contábil e fiscal. Para isso, ela oferece soluções voltadas à captura e armazenamento de documentos fiscais, além do cruzamento técnico de informações capazes de apontar inconsistências e oportunidades de recuperação tributária. 

Tudo isso, faz do Revizia o software de gestão fiscal, tributária e financeira mais completo do mercado, para automatizar a eficiência do seu negócio.

Junte-se a líderes de mercado como MondelezBTG PactualPetzHugo Boss e revolucione a gestão fiscal da sua empresa.

blank
Revizia na Mídia

Limitar compensações tributárias prejudica empresas e aumenta judicialização

O ano de 2023 teve um reflexo enorme na área tributária, uma vez que no contexto atual, há uma enorme necessidade de fomentar a arrecadação dos cofres públicos para diminuir o déficit orçamentário. Por esse motivo, foram estipuladas várias medidas de impacto direto com o objetivo de aumentar a arrecadação do governo – uma dessas medidas é a MP 1202.
Leia mais »
blank
Gestão

O segredo da simplificação fiscal: como uma ferramenta pode substituir cinco

Você já imaginou simplificar sua gestão tributária, fiscal e financeira eliminando cinco ferramentas diferentes com apenas uma solução? É exatamente o que o Revizia oferece! Durante um episódio no podcast do ERP Summit, nosso CEO, Vitor Alves, detalhou como o Revizia está transformando a maneira como as empresas lidam com suas obrigações fiscais. O episódio completo já está disponível e é indispensável para quem busca não só inovar, mas também excelência em suas operações.
Leia mais »
blank
Tributos

Tabela CST – Código de Situação Tributária – ICMS

Em 29 de setembro de 2023, foi promulgado o Ajuste Sinief n° 39, marcando um passo significativo na padronização da tributação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no Brasil. Este ajuste, resultado de um consenso entre a Secretaria da Fazenda de todos os estados, destina-se a uniformizar as regras tributárias aplicáveis, especialmente sobre combustíveis, simplificando as obrigações fiscais das empresas e otimizando a fiscalização pelos órgãos competentes.
Leia mais »

Comece agora com Revizia

Entre em contato conosco e agende um diagnóstico