O que são os Ciclos Operacional e Financeiro

Compartilhe:

Neste texto, explicamos a diferença e a importância do Ciclo Operacional e Financeiro para a gestão da sua empresa, facilitando a tomada de decisões. Confira:  Ciclo Operacional O que é? Pode-se definir o Ciclo Operacional como o tempo médio entre a aquisição do produto ou matéria-prima até a venda e recebimento dos valores referentes a este produto. Portanto, este índice mensura a duração de todos os seus processos operacionais, partindo desde o momento da compra, passando por eventuais transformações na matéria-prima, estocagem, realização da venda, até o momento de recebimento do pagamento de clientes. Ou seja, o Ciclo Operacional leva em consideração o PMRE (Prazo Médio de Renovação de Estoques) e PMRV (Prazo Médio de Recebimento de Vendas) da sua empresa, de modo a compreender quanto tempo, em média, dura o ciclo dos seus produtos. Como calcular? Para calcular o Ciclo Operacional, basta somar seu PMRE ao seu PMRV. Logo:

C.O. = PMRE + PMRV 

C.O. = 26 + 60

C.O. = 86 DIAS 

Qual é a importância do Ciclo Operacional? 

O monitoramento e análise do Ciclo Operacional é fundamental para garantir uma melhor gestão do seu negócio, é através dele que os gestores conseguem compreender melhor o funcionamento de sua operação, de modo a ter um bom relacionamento com seus clientes e fornecedores, tornando sua empresa cada vez mais lucrativa. Ter evidente a duração média do seu Ciclo Operacional pode lhe auxiliar a se preparar para uma eventual crise, além de proteger de endividamentos e melhorar sua gestão de estoque. Ciclo Financeiro O que é? O Ciclo Financeiro é um índice que demonstra quantos dias, em média, dura o intervalo entre o pagamento aos fornecedores e o recebimento dos valores referentes às vendas da sua empresa. Ou seja, o Ciclo Financeiro aponta por quantos dias sua empresa necessitará de capital para manter suas atividades. Quanto maior seu prazo para pagamento a fornecedores (PMPC) e menor o seu tempo para recebimento de suas vendas (PMRV), menor será seu Ciclo Financeiro, fazendo com que a empresa tenha mais dinheiro em caixa. Como calcular? Para calcular o C.F. é necessário subtrair o seu PMPC (Prazo Médio de Pagamento de Compras) do seu Ciclo Operacional. Logo:

C.F. = Ciclo Operacional – PMPC

Exemplo:

C.F. = 86 – 77

C.F. = 9 DIAS

Qual sua importância? O Ciclo Financeiro proporciona uma visão da gestão financeira da empresa, de modo a analisar a entrada e saída de recursos financeiros. A compreensão dos fluxos de pagamento e de recebimento permite a qualificação da competência da administração financeira da empresa e se a saúde financeira da empresa está em boas condições. É fundamental monitorar o Ciclo Financeiro e constantemente buscar reduzi-lo, quanto maiores os prazos de pagamento e menores os prazos de recebimento, melhor será a saúde financeira da sua empresa e, consequentemente, menor será o risco da sua empresa precisar de empréstimos. Como posso monitorar os Ciclos Operacional e Financeiro da minha empresa?  A maneira mais rápida, confiável e acurada de monitorar os Ciclos Operacional e Financeiro da sua empresa é através do sistema Revizia, um software de controladoria que realiza análises automáticas da sua empresa.  No módulo de Inteligência Financeira você poderá não apenas monitorar os Ciclos da sua empresa, como também controlar seus Prazos Médios, consultar sua Demonstração Financeira, sua Análise Vertical e Horizontal, suas Projeções de Compras e Vendas, Índices de Liquidez e muitas outras informações relevantes sobre a sua empresa. Com alguns poucos cliques o Revizia proporciona uma visão comparativa destes indicadores ano a ano, facilitando sua análise e expandindo o controle sobre sua empresa. Experimente o Revizia! 

Sobre o Revizia

Fundada em 2016, o Revizia é uma empresa de software especializada em auditoria e compliance fiscal que atua por meio de uma plataforma SaaS baseada em machine learning. 

Sua operação tem por objetivo facilitar e dinamizar o trabalho dos profissionais do mercado tributário, contábil e fiscal. 

Para isso, ela oferece soluções voltadas à captura e armazenamento de documentos fiscais, além do cruzamento técnico de informações capazes de apontar inconsistências e oportunidades de recuperação tributária. 

Tudo isso, faz do Revizia o software de gestão fiscal, tributária e financeira mais completo do mercado, para automatizar a eficiência do seu negócio.

Junte-se a líderes de mercado como MondelezBTG PactualShoulder, Mondial, Hugo Boss e revolucione a gestão fiscal da sua empresa.

Compartilhe:

Blog Regime Monofásico
Tributos

O Fim do Regime Monofásico: O que sua empresa precisa saber

O sistema tributário brasileiro é conhecido pela sua complexidade. Entre os diversos regimes existentes, o regime monofásico sempre se destacou por sua proposta de simplificação na cobrança de tributos como PIS e Cofins. No entanto, com as recentes mudanças trazidas pela Reforma Tributária, a estrutura desse regime foi profundamente impactada. Neste artigo, vamos explicar em detalhes o que é o regime monofásico, como ele funcionava, o que muda com a nova legislação e como as empresas podem se preparar para essa nova realidade. Continue lendo para ficar por dentro de tudo!
Leia mais »
freepik technological image computer showing graphs with t 20502
Reforma tributária

PL 108: os impactos da nova tributação e por que agir agora

A Reforma Tributária brasileira avança a passos largos, e um dos principais marcos desse processo é o Projeto de Lei Complementar 108/2024 (PL 108). Muito mais do que uma norma técnica, o PL 108 é o instrumento que coloca em prática a Emenda Constitucional 132/2023, trazendo regras claras para a transição e o funcionamento do novo sistema tributário — baseado na CBS (tributo federal) e no IBS (tributo estadual e municipal).
Leia mais »
notícia 2
Reforma Tributária

Reforma tributária: como o setor de saúde deve se preparar para os impactos do novo regime tributário?

Aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República no final de 2023, a reforma tributária brasileira entrará em vigor em 2026. Empresas do setor de saúde têm o ano de 2025 para se adaptar às mudanças que impactarão regimes tributários, precificação e gestão financeira. Especialistas alertam para a necessidade de planejamento estratégico nesse período de transição.​
Leia mais »
notícia 1
Tributos

TRF3 decide que ISS deve ser excluído da base do PIS Cofins-Importação sobre serviços

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), por unanimidade, excluiu da base de cálculo do Programa de Integração Social (PIS) e da Cofins-importação os valores relativos ao Programa de Integração Social (PIS) e às próprias contribuições, referentes à importação de serviços da empresa PriceWaterhouseCoopers Tecnologia da Informação LTDA. O colegiado ainda reconheceu na decisão que a contribuinte tem o direito à compensação dos valores indevidamente recolhidos nos últimos cinco anos anteriores ao ajuizamento da ação e durante o seu trâmite, atualizados pela taxa Selic.
Leia mais »

Comece agora com Revizia

Entre em contato conosco e agende um diagnóstico