O que são os Ciclos Operacional e Financeiro

Neste texto, explicamos a diferença e a importância do Ciclo Operacional e Financeiro para a gestão da sua empresa, facilitando a tomada de decisões. Confira:  Ciclo Operacional O que é? Pode-se definir o Ciclo Operacional como o tempo médio entre a aquisição do produto ou matéria-prima até a venda e recebimento dos valores referentes a este produto. Portanto, este índice mensura a duração de todos os seus processos operacionais, partindo desde o momento da compra, passando por eventuais transformações na matéria-prima, estocagem, realização da venda, até o momento de recebimento do pagamento de clientes. Ou seja, o Ciclo Operacional leva em consideração o PMRE (Prazo Médio de Renovação de Estoques) e PMRV (Prazo Médio de Recebimento de Vendas) da sua empresa, de modo a compreender quanto tempo, em média, dura o ciclo dos seus produtos. Como calcular? Para calcular o Ciclo Operacional, basta somar seu PMRE ao seu PMRV. Logo:

C.O. = PMRE + PMRV 

blank

C.O. = 26 + 60

C.O. = 86 DIAS 

Qual é a importância do Ciclo Operacional? 

O monitoramento e análise do Ciclo Operacional é fundamental para garantir uma melhor gestão do seu negócio, é através dele que os gestores conseguem compreender melhor o funcionamento de sua operação, de modo a ter um bom relacionamento com seus clientes e fornecedores, tornando sua empresa cada vez mais lucrativa. Ter evidente a duração média do seu Ciclo Operacional pode lhe auxiliar a se preparar para uma eventual crise, além de proteger de endividamentos e melhorar sua gestão de estoque. Ciclo Financeiro O que é? O Ciclo Financeiro é um índice que demonstra quantos dias, em média, dura o intervalo entre o pagamento aos fornecedores e o recebimento dos valores referentes às vendas da sua empresa. Ou seja, o Ciclo Financeiro aponta por quantos dias sua empresa necessitará de capital para manter suas atividades. Quanto maior seu prazo para pagamento a fornecedores (PMPC) e menor o seu tempo para recebimento de suas vendas (PMRV), menor será seu Ciclo Financeiro, fazendo com que a empresa tenha mais dinheiro em caixa. Como calcular? Para calcular o C.F. é necessário subtrair o seu PMPC (Prazo Médio de Pagamento de Compras) do seu Ciclo Operacional. Logo:

C.F. = Ciclo Operacional – PMPC

Exemplo:

blank

C.F. = 86 – 77

C.F. = 9 DIAS

Qual sua importância? O Ciclo Financeiro proporciona uma visão da gestão financeira da empresa, de modo a analisar a entrada e saída de recursos financeiros. A compreensão dos fluxos de pagamento e de recebimento permite a qualificação da competência da administração financeira da empresa e se a saúde financeira da empresa está em boas condições. É fundamental monitorar o Ciclo Financeiro e constantemente buscar reduzi-lo, quanto maiores os prazos de pagamento e menores os prazos de recebimento, melhor será a saúde financeira da sua empresa e, consequentemente, menor será o risco da sua empresa precisar de empréstimos. blank Como posso monitorar os Ciclos Operacional e Financeiro da minha empresa?  A maneira mais rápida, confiável e acurada de monitorar os Ciclos Operacional e Financeiro da sua empresa é através do sistema Revizia, um software de controladoria que realiza análises automáticas da sua empresa.  No módulo de Inteligência Financeira você poderá não apenas monitorar os Ciclos da sua empresa, como também controlar seus Prazos Médios, consultar sua Demonstração Financeira, sua Análise Vertical e Horizontal, suas Projeções de Compras e Vendas, Índices de Liquidez e muitas outras informações relevantes sobre a sua empresa. Com alguns poucos cliques o Revizia proporciona uma visão comparativa destes indicadores ano a ano, facilitando sua análise e expandindo o controle sobre sua empresa. Experimente o Revizia! 

Comece agora com Revizia

Entre em contato conosco e agende um diagnóstico