O que é o Método da Curva ABC e como usar na gestão de estoque na sua empresa

O estoque pode ser uma dor de cabeça ou uma alegria para os empreendedores, tudo depende da sua organização. Para isso, o método da Curva ABC auxilia na definição de quais produtos precisam de mais prioridade, já que trazem mais valor para sua empresa. 
  1.       Qual a definição de Curva ABC?
A curva ABC funciona com base em uma premissa simples: todos os produtos não possuem o mesmo valor para a empresa, seja em questão financeira ou então por alta demanda por parte dos clientes.  Os itens são classificados e ordenados de acordo com o grau de importância. Isso facilita as análises, processamento das informações e a tomada de decisão. Ela estabelece uma ordem de prioridades, ou seja, separa os itens com o objetivo de priorizar os que agregam mais valor para a instituição. Segue a classificação da Curva ABC: Classe A  De maior importância, valor ou quantidade. No caso de um estoque, 20% dos itens armazenados representam 80% do valor do estoque. Classe B Com importância, quantidade ou valor intermediário. Aqui, pensando no armazenamento de mercadorias, 30% dos produtos correspondem a 15% do valor do estoque. Classe C De menor importância, valor ou quantidade. Isto é, 50% dos itens estocados representam 5% do valor de vendas.
  1.       Qual a importância da Curva ABC?
  •         Priorização de itens
São visualizados pelo(s) gestor(es) quais são os itens mais importantes para um negócio. Conhecendo os produtos mais valiosos é possível também criar fluxos de entrada e saída adequados para tais.
  •     Mitigação de riscos específicos
De forma prática: se 80% do valor (correspondente aos itens do tipo A) estão na mão de um único fornecedor, a empresa corre o risco de perder boa parte da sua capacidade de estoque caso algo aconteça.
  •   Maior Controle/Desperdício
Permitir avaliação se os setores de venda e compra estão alinhados, por exemplo: se a empresa tem mais dos produtos Y, X e Z, mas o mais procurado no momento é o Z, é preciso aumentar a importância desse item no estoque para atender à demanda.
  1.       Seu Sistema de Gestão faz o cálculo da Curva ABC dos seus Produtos?
O Sistema Revizia, por meio do módulo de Inteligência Gerencial, calcula de forma precisa em segundos a Curva ABC dos seus produtos. No mesmo relatório, gera também quem são seus maiores fornecedores e clientes com as respectivas proporções de importância nas compras e faturamento. Conheça o Revizia!  O sistema obtém as informações necessárias dos documentos fiscais (emitidos e recebidos pela empresa, assim como da EFD ICMS/IPI e EFD Contribuições), que possibilita a geração de vários relatórios gerenciais (Análise de Faturamento x Devoluções, Análise de Vendas por Estado e Região, Índices de Devoluções de Compras/Vendas, IVA, Margem Bruta e muito mais). Vai um exemplo: blank Curiosidade Qual a origem da Curva ABC? Tudo começou em 1906 com o sociólogo, político e economista Vilfredo Pareto, que publicou em seu livro “Manuale d’Economia Política”, a teoria (Diagrama/Lei de Pareto) que 80% das consequências se originam a partir de 20% das causas. A teoria passou a ser aplicada também na administração e marketing para classificar perfis de clientes, produtos e outros dados, contribuindo de forma crucial para algumas atividades essenciais das empresas. Nesse diagrama, Pareto afirma que 80% das consequências são resultado de apenas 20% das causas (também chamada de regra 80/20). Ou seja, poucas causas resultam em enormes movimentações.

Comece agora com Revizia

Entre em contato conosco e agende um diagnóstico