O que a Receita Federal do Brasil fiscaliza em termos de IRPJ?

Uma das atividades da Receita Federal do Brasil é garantir que a legislação tributária seja cumprida, sendo para o referido órgão que se paga o Imposto de Renda Pessoa Jurídica. Nesse contexto, igualmente, é a Receita que fiscaliza os contribuintes, fazendo cruzamento de dados para identificar irregularidades tributárias nas empresas. No âmbito do IRPJ, em seus planos de fiscalizações, o Fisco executa, entre outras, as seguintes verificações:
  • Divergência de recolhimento de IRPJ com base nas obrigações acessórias do ano (DARF’s, DCTF’s e ECF);
  • Não recolhimento de imposto retido na fonte, declarado em DIRF;
  • Planejamento tributário envolvendo o detalhamento dos ajustes do lucro líquido, isto é, as adições e exclusões da base de cálculo do IRPJ da apuração, como por exemplo: doações institucionais, dedutibilidade de multas e suas documentações suporte, dentre outros;
  • Plano de contas e saldo das contas com base na ECD;
  • Planejamento tributário abusivo e erosão da base tributária do IRPJ;
E como faço para descobrir se minha empresa não está correndo nenhum risco de ser fiscalizada e até mesmo multada em qualquer uma dessas verificações? Isso é fácil! Basta contratar o Revizia, que disponibiliza em sua plataforma nos módulos Inteligência Fiscal e Inteligência Contábil, de maneira dinâmica e atualizada, as auditorias que são realizadas pela Receita Federal do Brasil, identificando pontos de inconsistências que devem ser corrigidos a fim de evitar sustos no futuro, teste grátis!

Comece agora com Revizia

Entre em contato conosco e agende um diagnóstico