O que a Receita Federal do Brasil fiscaliza em termos de IRPJ?

Uma das atividades da Receita Federal do Brasil é garantir que a legislação tributária seja cumprida, sendo para o referido órgão que se paga o Imposto de Renda Pessoa Jurídica. Nesse contexto, igualmente, é a Receita que fiscaliza os contribuintes, fazendo cruzamento de dados para identificar irregularidades tributárias nas empresas. No âmbito do IRPJ, em seus planos de fiscalizações, o Fisco executa, entre outras, as seguintes verificações:
  • Divergência de recolhimento de IRPJ com base nas obrigações acessórias do ano (DARF’s, DCTF’s e ECF);
  • Não recolhimento de imposto retido na fonte, declarado em DIRF;
  • Planejamento tributário envolvendo o detalhamento dos ajustes do lucro líquido, isto é, as adições e exclusões da base de cálculo do IRPJ da apuração, como por exemplo: doações institucionais, dedutibilidade de multas e suas documentações suporte, dentre outros;
  • Plano de contas e saldo das contas com base na ECD;
  • Planejamento tributário abusivo e erosão da base tributária do IRPJ;
E como faço para descobrir se minha empresa não está correndo nenhum risco de ser fiscalizada e até mesmo multada em qualquer uma dessas verificações? Isso é fácil! Basta contratar o Revizia, que disponibiliza em sua plataforma nos módulos Inteligência Fiscal e Inteligência Contábil, de maneira dinâmica e atualizada, as auditorias que são realizadas pela Receita Federal do Brasil, identificando pontos de inconsistências que devem ser corrigidos a fim de evitar sustos no futuro, teste grátis!

Sobre o Revizia

Fundada em 2016, o Revizia é uma empresa de software especializada em auditoria e compliance fiscal que atua por meio de uma plataforma SaaS baseada em machine learning. 

Sua operação tem por objetivo facilitar e dinamizar o trabalho dos profissionais do mercado tributário, contábil e fiscal. 

Para isso, ela oferece soluções voltadas à captura e armazenamento de documentos fiscais, além do cruzamento técnico de informações capazes de apontar inconsistências e oportunidades de recuperação tributária. 

Tudo isso, faz do Revizia o software de gestão fiscal, tributária e financeira mais completo do mercado, para automatizar a eficiência do seu negócio.

Junte-se a líderes de mercado como MondelezBTG PactualPetzHugo Boss e revolucione a gestão fiscal da sua empresa.

Software Fiscal
Tax News

Software Fiscal ou Software de Gestão Fiscal

O Software Fiscal ou Software de Gestão Fiscal é uma ferramenta essencial para empresas que lidam com documentos fiscais em seu dia a dia. Com um módulo específico para a gestão contábil, é possível integrar os speds e realizar a validação de notas fiscais de forma automatizada. Além disso, o software permite o armazenamento seguro de XMLs fiscais, garantindo o compliance fiscal.
Leia mais »
Recuperação de Crédito Tributário
Tax News

Recuperação de Crédito Tributário

Recuperação de Crédito Tributário é um processo fundamental para todas as empresas que buscam reduzir sua carga tributária e recuperar os valores pagos indevidamente nos últimos 5 anos. Com base no código tributário nacional e na legislação tributária vigente, o crédito tributário é um direito assegurado a todas as empresas, seja no regime do lucro real, do lucro presumido ou do simples nacional.
Leia mais »
18º Fórum de Gestão Fiscal e SPED
Eventos

18º Fórum de Gestão Fiscal e SPED

Estamos entusiasmados em compartilhar que o Revizia foi o patrocinador oficial do 18º Fórum de Gestão Fiscal e SPED, organizado pela Live University/Confeb. Este evento, reconhecido como o maior da sua categoria, trouxe insights valiosos sobre as tendências atuais na área tributária e fiscal.
Leia mais »
Projeto de Lei Complementar Nº 68, de 2024, Reforma Tributária
Reforma tributária

Reforma Tributária: Entenda o Projeto de Lei Complementar Nº 68 de 2024

Saiu ontem, dia 10 de julho (quarta-feira), o Projeto de Lei Complementar e nesse artigo você poderá baixar o arquivo oficial com todas as atualizações. A reforma tributária é um tema central no cenário econômico brasileiro. Recentemente, o Projeto de Lei Complementar Nº 68, de 2024, foi apresentado, prometendo grandes mudanças na tributação de bens e serviços.
Leia mais »

Comece agora com Revizia

Entre em contato conosco e agende um diagnóstico