O que a Receita Federal do Brasil fiscaliza em termos de IRPJ?

Compartilhe:

Uma das atividades da Receita Federal do Brasil é garantir que a legislação tributária seja cumprida, sendo para o referido órgão que se paga o Imposto de Renda Pessoa Jurídica. Nesse contexto, igualmente, é a Receita que fiscaliza os contribuintes, fazendo cruzamento de dados para identificar irregularidades tributárias nas empresas. No âmbito do IRPJ, em seus planos de fiscalizações, o Fisco executa, entre outras, as seguintes verificações:
  • Divergência de recolhimento de IRPJ com base nas obrigações acessórias do ano (DARF’s, DCTF’s e ECF);
  • Não recolhimento de imposto retido na fonte, declarado em DIRF;
  • Planejamento tributário envolvendo o detalhamento dos ajustes do lucro líquido, isto é, as adições e exclusões da base de cálculo do IRPJ da apuração, como por exemplo: doações institucionais, dedutibilidade de multas e suas documentações suporte, dentre outros;
  • Plano de contas e saldo das contas com base na ECD;
  • Planejamento tributário abusivo e erosão da base tributária do IRPJ;
E como faço para descobrir se minha empresa não está correndo nenhum risco de ser fiscalizada e até mesmo multada em qualquer uma dessas verificações? Isso é fácil! Basta contratar o Revizia, que disponibiliza em sua plataforma nos módulos Inteligência Fiscal e Inteligência Contábil, de maneira dinâmica e atualizada, as auditorias que são realizadas pela Receita Federal do Brasil, identificando pontos de inconsistências que devem ser corrigidos a fim de evitar sustos no futuro, teste grátis!

Sobre o Revizia

Fundada em 2016, o Revizia é uma empresa de software especializada em auditoria e compliance fiscal que atua por meio de uma plataforma SaaS baseada em machine learning. 

Sua operação tem por objetivo facilitar e dinamizar o trabalho dos profissionais do mercado tributário, contábil e fiscal. 

Para isso, ela oferece soluções voltadas à captura e armazenamento de documentos fiscais, além do cruzamento técnico de informações capazes de apontar inconsistências e oportunidades de recuperação tributária. 

Tudo isso, faz do Revizia o software de gestão fiscal, tributária e financeira mais completo do mercado, para automatizar a eficiência do seu negócio.

Junte-se a líderes de mercado como MondelezBTG PactualShoulder, Mondial, Hugo Boss e revolucione a gestão fiscal da sua empresa.

Compartilhe:

Revizia na Mídia

Mais de 70% das empresas brasileiras estão em risco de cair na Malha Fina da Receita Federal

Quando o assunto é gestão fiscal e contábil, uma palavra costuma causar apreensão nos empresários: malha fina. E não é para menos. Segundo dados recentes, mais de 70% das empresas brasileiras estão sob o risco de serem enquadradas pela Receita Federal devido a inconsistências nas suas declarações e obrigações fiscais, por isso mais de 70% das Empresas Brasileiras Estão em Risco de Cair na Malha Fina da Receita Federal.
Leia mais »
Módulos Revizia

Download NFe: A solução essencial para gestão fiscal eficiente

Empresas enfrentam desafios na gestão de seus documentos fiscais. Mesmo com a obrigatoriedade de manter registros por pelo menos cinco anos, muitos negócios não possuem backup adequado. O Download NFe, uma funcionalidade inovadora do Revizia, resolve esse problema com eficiência, proporcionando captura e armazenamento organizados de notas fiscais, tanto mensais quanto históricas.
Leia mais »
Tributos

Começa terceira fase do Acordo Paulista

O Governo de São Paulo abriu a terceira fase do programa Acordo Paulista, permitindo o parcelamento de débitos na dívida ativa para empresas em recuperação judicial ou falência com dívidas de ICMS. Cerca de R$ 50 bilhões em 73.824 débitos de 3.103 empresas poderão ser negociados. A iniciativa busca facilitar a regularização fiscal, promovendo empreendedorismo e geração de empregos no estado. A adesão vai até 31 de janeiro de 2025.
Leia mais »
Reforma Tributária

Reforma Tributária avança: Câmara aprova novo marco para o IBS e regras do ITCMD

Em um passo decisivo rumo à implementação da Reforma Tributária, a Câmara dos Deputados finalizou, nesta quarta-feira (30), a votação do Projeto de Lei Complementar 108/2024. O texto, que agora segue para análise do Senado, estabelece diretrizes fundamentais para a gestão e fiscalização do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) , que substituirá tributos estaduais e municipais, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), e representa uma mudança estrutural na arrecadação fiscal no Brasil.
Leia mais »

Comece agora com Revizia

Entre em contato conosco e agende um diagnóstico