Julgamento do 1/3 Constitucional de Férias: impactos e riscos para sua empresa

Julgamento do 1_3 Constitucional de Férias

Decisão do STF sobre o terço constitucional de férias

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 12 de junho, o julgamento do tema nº 985, que trata sobre o 1/3 constitucional de férias. Na sessão, várias ações tributárias estarão em pauta.

Até o momento, os ministros decidiram que as empresas devem incluir o terço de férias no cálculo da contribuição previdenciária patronal. No entanto, ainda está pendente a decisão sobre a aplicação de um limite temporal a essa decisão – conhecida como modulação de efeitos.

Riscos de não aplicação da modulação

Caso os ministros decidam não aplicar a modulação, a Receita Federal poderá autuar os contribuintes. Isso significa que poderão cobrar os valores não recolhidos antes da decisão do Supremo em agosto de 2020. 

Esse cenário resultará em um grande passivo para as empresas, que enfrentam um dos maiores riscos fiscais judiciais devido à suspensão da tributação durante anos. Além disso, com o STF revertendo essa posição, a situação se torna ainda mais delicada.

Impacto previdenciário nas empresas

Do ponto de vista previdenciário, a inclusão do terço de férias no cálculo da contribuição previdenciária patronal é a questão de maior impacto para as empresas. 

Diversas empresas suspenderam essa tributação durante anos. Portanto, a decisão do STF pode causar um grande impacto financeiro, exigindo ajustes imediatos e adequação às novas normas.

Como o Revizia pode ajudar

Caso sua empresa seja atingida pela medida, o Revizia pode oferecer suporte completo para os cálculos necessários. Além disso, nossa equipe está preparada para auxiliar sua empresa a enfrentar essa situação complexa e garantir conformidade com as novas exigências fiscais.

Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua empresa a se adequar às novas normas.

Sobre o Revizia

Fundada em 2016, o Revizia é uma empresa de software especializada em auditoria e compliance fiscal que atua por meio de uma plataforma SaaS baseada em machine learning. 

Sua operação tem por objetivo facilitar e dinamizar o trabalho dos profissionais do mercado tributário, contábil e fiscal. 

Para isso, ela oferece soluções voltadas à captura e armazenamento de documentos fiscais, além do cruzamento técnico de informações capazes de apontar inconsistências e oportunidades de recuperação tributária. 

Tudo isso, faz do Revizia o software de gestão fiscal, tributária e financeira mais completo do mercado, para automatizar a eficiência do seu negócio.

Junte-se a líderes de mercado como MondelezBTG PactualPetzHugo Boss e revolucione a gestão fiscal da sua empresa.

Julgamento do 1_3 Constitucional de Férias
Tax News

Julgamento do 1/3 Constitucional de Férias: impactos e riscos para sua empresa

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 12 de junho, o julgamento do tema nº 985, que trata sobre o 1/3 constitucional de férias. Na sessão, várias ações tributárias estarão em pauta. Até o momento, os ministros decidiram que as empresas devem incluir o terço de férias no cálculo da contribuição previdenciária patronal. No entanto, ainda está pendente a decisão sobre a aplicação de um limite temporal a essa decisão – conhecida como modulação de efeitos.
Leia mais »
Comitê Gestor do IBS
Reforma tributária

Comitê Gestor do IBS: Entenda o segundo PLP da Reforma Tributária

O segundo Projeto de Lei Complementar (PLP) da reforma tributária definiu a estrutura do Comitê Gestor do IBS e propôs a criação de um “novo Carf”. Este será composto por três instâncias para deliberar sobre processos administrativos referentes ao imposto. Foram estabelecidas normas para o aproveitamento de créditos de ICMS acumulados e a distribuição da arrecadação do IBS entre os entes federativos.
Leia mais »
Calendário de Obrigações
Funcionalidades Revizia

Calendário de Obrigações no Software Revizia

O Calendário de Obrigações do Revizia foi criado para informar os usuários sobre as datas específicas para cumprir obrigações acessórias e entregar declarações obrigatórias. Além disso, ele permite que o usuário crie e adicione suas próprias atividades, proporcionando uma gestão completa e personalizada das obrigações fiscais.
Leia mais »

Comece agora com Revizia

Entre em contato conosco e agende um diagnóstico