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Você cuida com quem compartilha seus dados pessoais? Nome, cpf, endereço, telefone, e-mails? E da sua empresa?

Atualmente praticamente tudo que fazemos envolve a prestação de serviços digitais, desde o manuseio bancário até o nosso cotidiano onde muitas pessoas já adotaram as famosas assistentes virtuais dentro de casa. Para cada aparelho celular, computador, tablet, notebook ou jogo, aplicativo, assinatura de um stream, qualquer um destes, é necessário que você se identifique. Todos estes serviços possuem seus dados pessoais e em alguns casos até dos cartões de créditos.

Mas a questão é, você sabe qual o valor deles?

A resposta é: muito dinheiro. Os dados de uma pessoa, seja física ou jurídica, são tão valiosos que criaram um nicho do mercado onde a aquisição e venda destes dados movimenta milhões. Somente em 2020, o brasileiro viu os dados de milhões de pessoas serem vazados de diversas empresas e disponibilizados na internet para a aquisição de qualquer pessoa. Os dados iam desde informações pessoais a pastas segmentadas por tipos de empresas. Tudo estava disponível para compra em sites da darkweb.

Se existem pessoas dispostas a pagar imensas quantidades de dinheiro pelos dados, isso significa que eles são a nova preciosidade. Isso ocorre porque tudo que fazemos hoje, que pode parecer gratuito como navegar no google ou jogar aquele candycrush, você está pagando por estes serviços fornecendo informações sobre si mesmo. Ou seja, dados também viraram a nova moeda. Você cuida deles da mesma maneira que cuida das finanças de sua empresa?

Além de todos os perigos da internet e golpes que se tornam mais comuns a cada dia, o empresário brasileiro sofre com o fato de não saber como seus dados são tratados pela própria Receita Federal. Não é a toa que muitos se encontram surpresos ao serem autuados pelos Fiscos mesmo quando estão em dia com suas obrigações fiscais.

O que as pessoas e suas empresas realmente necessitam é estabelecer uma forma de cuidar de seus dados e trata-los com a mesma preciosidade que quem deseja tê-los. A única forma de evitar surpresas desagradáveis e até fraudes é mantendo o máximo de controle sobre seus dados, para quem você os fornece e como essas pessoas e serviços irão trata-los.

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