Tributação sobre Software: Incidência do ISS e não do ICMS

Compartilhe:

Uma questão que vem assombrando o setor de softwares há algum tempo é a cobrança de ICMS sobre essas vendas, especialmente na categoria SAAS (Software As A Service), que se beneficiaria de uma cobrança de ISS que tem uma alíquota consideravelmente menor. Para esclarecer o que foi decidido pela justiça, preparamos uma matéria em colaboração com Dr. Marcio Miranda Maia, Dra. Avany Eggerling de Oliveira e Dr. Bruno Christo da Maia & Anjos Sociedade de Advogados.

Em fevereiro de 2021, os Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria dos votos, no julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade nsº 5659 e 1945, entenderam pela não incidência do ICMS sobre o licenciamento ou cessão de direito de uso programas de computador (software). A Suprema Corte decidiu que sobre estas operações há a incidência do ISS.

A maioria dos Ministros acompanharam o voto condutor do Ministro Dias Toffoli, que assevera que a elaboração de software é um serviço resultante do intelecto humano e que seu uso será objeto de contrato de licença. No voto apresentado em 2020, o Ministro entendeu que tanto no fornecimento customizado por meio de comércio eletrônico direto quanto no licenciamento ou na cessão de uso, independentemente de a transferência do uso ocorrer via download ou por meio de acesso à nuvem, se faz clara e imprescindível a existência de esforço humano direcionado para o seu desenvolvimento, caracterizando-se, assim, como serviço.

Para mais detalhes, você pode visitar o site da Maia & Anjos Sociedade de Advogados onde há mais detalhes sobre esse julgamento.

Sobre o Revizia

Fundada em 2016, o Revizia é uma empresa de software especializada em auditoria e compliance fiscal que atua por meio de uma plataforma SaaS baseada em machine learning. 

Sua operação tem por objetivo facilitar e dinamizar o trabalho dos profissionais do mercado tributário, contábil e fiscal. 

Para isso, ela oferece soluções voltadas à captura e armazenamento de documentos fiscais, além do cruzamento técnico de informações capazes de apontar inconsistências e oportunidades de recuperação tributária. 

Tudo isso, faz do Revizia o software de gestão fiscal, tributária e financeira mais completo do mercado, para automatizar a eficiência do seu negócio.

Junte-se a líderes de mercado como MondelezBTG PactualShoulder, Mondial, Hugo Boss e revolucione a gestão fiscal da sua empresa.

Compartilhe:

Tributos

As despesas de logística reversa como insumos e o entendimento do Carf

O tema da coluna de hoje já foi objeto de tratamento anterior neste espaço, em pertinente texto de Alexandre Evaristo Pinto. Em todo caso, considerando se tratar de um tema ainda pouco explorado, bem como a sua repercussão não só para o Direito Tributário, mas também para o advento de um meio-ambiente mais justo e equilibrado, em especial em tempo de tragédias climáticas, nos parece apropriado retomar a discussão neste momento.
Leia mais »
Reforma Tributária

Impactos da reforma tributária: comércio exterior e PLP 68/2024

Na última sexta-feira, a Presidência da República retirou o regime de urgência do PLP nº 68/2024.[1]. Ao contrário do que possa parecer em um primeiro momento, isso não significa um decréscimo de importância para o projeto de lei complementar, pois a retirada ocorreu com viés de ampliação e aprofundamento da discussão. Nesse sentido, propõe-se aqui colocar luzes em alguns pontos relevantes do texto.
Leia mais »
STF

STF: redução de alíquota do ICMS para cerveja de mandioca é inconstitucional

Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram que é inconstitucional a redução da alíquota do ICMS para operações com cervejas que utilizam um percentual mínimo de fécula de mandioca na composição. Prevaleceu o entendimento do relator, ministro Edson Fachin, de que não há essencialidade da matéria-prima que justifique o benefício fiscal.
Leia mais »

Comece agora com Revizia

Entre em contato conosco e agende um diagnóstico