RFB intensifica fiscalização e número de empresas notificadas para retificação cresce

Compartilhe:

Número de notificações para a regularização cresceu 31,72% em um ano e empresas tem até final de novembro para fazerem verificação de divergência de informações e retificação.

As notificações para as empresas regularizarem a Escrituração Fiscal Digital (EFD) Contribuições ou a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) cresceram 31,72% em 2024. As solicitações, referentes ao ano-calendário 2021, foram enviadas a 3.148 empresas, que têm até o fim de novembro para verificar eventual divergência de informações e promover a retificação necessária. Em 2023, que se refere ao ano-calendário 2020, 2.390 contribuintes foram notificados. 

O salto acima de 30% traz um alerta para os empresários brasileiros: a Receita Federal está fechando o cerco e, através do uso de tecnologia, se torna cada vez mais fácil encontrar as divergências.

“As notificações decorrem de uma auditoria digital e interna de dados do EFD-Contribuições relativas aos registros M205 (PIS a recolher) e M605 (COFINS a recolher) com os dados que foram declarados na DCTF, os quais devem estar idênticos para evitar a dupla cobrança e saciar a sede de arrecadação de um órgão dotado de instrumentos cada vez mais eficientes na fiscalização”, ressalta o advogado tributarista Daniel Rúbio Lotti, do Maia & Anjos Advogados. 

Ele alerta que, muitas vezes, é prática comum a dupla cobrança. “Uma ‘vírgula errada’ provoca a divergência de dados entre a obrigações relativas a um mesmo fato, ou seja, o pagamento de um tributo e o respectivo cumprimento de uma obrigação acessória podem acarretar cobrança de tributo já pago, acrescido de multa de ofício que alcança o patamar de 75%”, ressalta Lotti. 

Nos últimos cinco anos, 6.156 empresas brasileiras, com faturamento acima de R$ 1 milhão, deixaram a mais nos cofres públicos um total de R$ 10,51 bilhões, segundo dados da Revizia, empresa especializada em auditoria e compliance fiscal.

Os equívocos, diante da complexidade do cenário tributário brasileiros, são uma realidade constante para mais de 70% dos empresários, que correm riscos fiscais. De acordo com levantamento do sistema Revizia, que somente em 2023 processou 394 milhões documentos sobre a saúde fiscal, contábil, gerencial e financeira das empresas, 72% das empresas apresentam alguma inconsistência com consequente multa por parte da Receita Federal. Do total da amostra, 30% tinham algum SPED não entregue, 23% com entrega em branco, 47% com alguma retificação e 23% com atraso. 

“Com uma infinidade de obrigações acessórias, as empresas frequentemente não se atentam aos procedimentos fiscais. Esses descuidos, embora comuns, podem resultar em impactos significativos, incluindo severas penalizações e a perda de oportunidades de aproveitar créditos associados a essas operações”, explica o CEO do Revizia, Vitor Santos. 

Em parte, os erros podem estar vinculados a eventuais padronizações divergentes dos sistemas de gestão utilizados pela empresa com os sistemas públicos, os quais podem gerar distorções com o sistema fiscal. “Temos um dos sistemas tributários mais avançados do planeta. Culturalmente, a Receita Federal não é um órgão voltado para a sociedade, mas sua preocupação finalística e única é a arrecadação a qualquer custo, mesmo que seu entendimento seja contrário à lei”, observa Lotti.

Fonte: SINFACOPE / Portal Contábeis.

Sobre o Revizia

Fundada em 2016, o Revizia é uma empresa de software especializada em auditoria e compliance fiscal que atua por meio de uma plataforma SaaS baseada em machine learning. 

Sua operação tem por objetivo facilitar e dinamizar o trabalho dos profissionais do mercado tributário, contábil e fiscal. 

Para isso, ela oferece soluções voltadas à captura e armazenamento de documentos fiscais, além do cruzamento técnico de informações capazes de apontar inconsistências e oportunidades de recuperação tributária. 

Tudo isso, faz do Revizia o software de gestão fiscal, tributária e financeira mais completo do mercado, para automatizar a eficiência do seu negócio.

Junte-se a líderes de mercado como MondelezBTG PactualShoulder, Mondial, Hugo Boss e revolucione a gestão fiscal da sua empresa.

Compartilhe:

Módulos Revizia

Download NFe: A solução essencial para gestão fiscal eficiente

Empresas enfrentam desafios na gestão de seus documentos fiscais. Mesmo com a obrigatoriedade de manter registros por pelo menos cinco anos, muitos negócios não possuem backup adequado. O Download NFe, uma funcionalidade inovadora do Revizia, resolve esse problema com eficiência, proporcionando captura e armazenamento organizados de notas fiscais, tanto mensais quanto históricas.
Leia mais »
Oculto

Tudo sobre Recuperação Tributária

A recuperação de crédito tributário é um processo essencial para os contribuintes que buscam reaver valores pagos a mais em tributos, como PIS e COFINS. Esse processo de recuperação pode ser realizado em até 60 meses após o fato gerador da obrigação tributária. A Receita Federal permite a devolução de valores, reconhecendo que o crédito tributário é um direito do contribuinte conforme estipulado na legislação tributária e no código tributário nacional. Para fazer a recuperação de crédito, é necessário protocolar um pedido de recuperação, que pode ser feito na esfera administrativa ou judicial, dependendo da situação.
Leia mais »
Oculto

O que é Recuperação de Crédito Tributário?

Recuperação de Crédito Tributário é um processo fundamental para todas as empresas que buscam reduzir sua carga tributária e recuperar os valores pagos indevidamente nos últimos 5 anos. Com base no código tributário nacional e na legislação tributária vigente, o crédito tributário é um direito assegurado a todas as empresas, seja no regime do lucro real, do lucro presumido ou do simples nacional.
Leia mais »
Oculto

Revizia: A Revolução em Software Tributário para Advogados

Um software tributário é uma solução tecnológica que auxilia advogados na gestão tributária, análise, cálculo e processamento de informações fiscais e tributárias. No caso da Revizia, essa ferramenta se destaca ao oferecer uma gestão fiscal eficiente, permitindo que advogados tributaristas e tributaristas possam descobrir inconsistências nos documentos fiscais e realizar a apuração correta de tributos como o ICMS. Com constantes atualizações, o software tributário da Revizia garante que os usuários tenham acesso a informações sempre atualizadas sobre a complexidade da legislação tributária e mudanças no sistema tributário.
Leia mais »

Comece agora com Revizia

Entre em contato conosco e agende um diagnóstico