RFB inclui novos bancos no monitoramento de dados de cartão de crédito e Pix

Compartilhe:

A Receita Federal passou a monitorar no dia 1º de janeiro de 2025 os dados de cartões de crédito e Pix de novas instituições financeiras. Agora, essas operadoras de cartões e instituições de pagamento ficam obrigadas a enviar os dados  semestralmente.

A nova medida da Receita pretende identificar irregularidades, combater fraudes e também garantir o cumprimento das leis tributárias.

Apesar disso, vale ressaltar que o envio desses dados só será necessário quando os valores movimentados ultrapassarem determinados limites, seja por tipo de operação ou outras transações financeiras, sendo eles:

  • R$ 5 mil para pessoas físicas;
  • R$ 15 mil para pessoas jurídicas.

A nova exigência expande o controle já aplicado aos bancos públicos e privados, uma vez que instituições bancárias já enviavam regularmente informações sobre Pix, aplicações financeiras, seguros, planos de previdência, investimentos em ações e demais serviços.

Todos os dados coletados pela Receita Federal serão enviados por meio do E-financeira, sistema eletrônico que centraliza informações financeiras de todo o país

Segundo reforça o órgão, a medida não significa invasão de privacidade, mas o combate a irregularidades e a promoção de uma maior transparência no sistema financeiro brasileiro.

Os primeiros dados serão reportados no segundo semestre de 2025, em agosto, com base no primeiro semestre, e o prazo para o próximo será de fevereiro de 2026.

Fonte: Portal Contábeis

Sobre o Revizia

Fundada em 2016, o Revizia é uma empresa de software especializada em auditoria e compliance fiscal que atua por meio de uma plataforma SaaS baseada em machine learning. 

Sua operação tem por objetivo facilitar e dinamizar o trabalho dos profissionais do mercado tributário, contábil e fiscal. 

Para isso, ela oferece soluções voltadas à captura e armazenamento de documentos fiscais, além do cruzamento técnico de informações capazes de apontar inconsistências e oportunidades de recuperação tributária. 

Tudo isso, faz do Revizia o software de gestão fiscal, tributária e financeira mais completo do mercado, para automatizar a eficiência do seu negócio.

Junte-se a líderes de mercado como MondelezBTG PactualShoulder, Mondial, Hugo Boss e revolucione a gestão fiscal da sua empresa.

Compartilhe:

Reforma tributária

Reforma Tributária: Baixe a nova Ementa

A Reforma Tributária trará mudanças significativas para o sistema tributário no Brasil. A principal novidade é a substituição de diversos impostos por novos tributos mais simples e diretos. Entre as mudanças mais importantes estão: IBS (Imposto sobre Bens e Serviços): Unifica impostos municipais e estaduais. CBS (Contribuição Social sobre Bens e Serviços): Focado na simplificação de tributos federais. Imposto Seletivo: Aplicado a produtos e serviços específicos, como bebidas alcoólicas e tabaco. Essas alterações prometem simplificar a arrecadação, mas exigem atenção das empresas.
Leia mais »
Gestão

EFD ICMS/IPI: Manual de Perguntas Frequentes 7.5

Manter-se em dia com as obrigações fiscais é fundamental para evitar erros e penalidades. A Receita Federal e a SEFAZ acabaram de lançar a versão 7.5 do Manual de Perguntas Frequentes EFD ICMS/IPI. Este material é indispensável para quem trabalha com escrituração digital, especialmente o SPED Fiscal.
Leia mais »
Imprensa

Reforma tributária: como a taxação de aluguel e da venda de imóveis chega à votação do Senado hoje

A proposta de regulamentação da reforma tributária está prevista para ser votada no plenário do Senado nesta quinta-feira (12). Diferente do texto aprovado na Câmara dos Deputados, que não deixava muito claro quem pagaria o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) na compra e venda de imóveis, o novo parecer do relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), definiu quem vai pagar mais imposto com a reforma tributária.
Leia mais »

Comece agora com Revizia

Entre em contato conosco e agende um diagnóstico