Existe diferença entre DANFe e Xml?

Compartilhe:

Existem sim! Muitas pessoas acham que ambos os formatos remetem a uma nota fiscal válida, mas existem funções específicas para cada uma delas e no post de hoje você irá entendê-las melhor. 

A NF-e é o documento emitido e armazenado digitalmente, como diz a sigla Nota Fiscal eletrônica (NF-e). O XML é o formato de arquivo de registro da NF-e, aquele que você costumeiramente recebe por e-mail e que possui validade jurídica pois é justamente armazenado e entregue em escriturações para a Secretaria da Fazenda e Receita Federal de forma digital.  

Para ler o XML é necessário ter um programa específico que permita seu acesso e interpretação da linguagem. Sempre que fizer uma compra e receber apenas a nota física ou em qualquer outro formato que não seja o XML, é necessário entrar no Portal da NFe para obter o arquivo correto utilizando a chave de acesso. 

Mas e o DANFe? 

Já o DANFe é a sigla para Documento Auxiliar de Nota Fiscal eletrônica. Trata-se do documento utilizado para acompanhar a circulação física da mercadoria. Ao contrário do que muitos pensam, o DANFe não tem valor legal, porém ele possui a chave de acesso da nota que possibilita seu aceso e visualização no ambiente eletrônico no site da NF-e. São 44 caracteres numéricos que identificam a nota fiscal, exatamente como o CPF faz com as pessoas. A chave de acesso é um número único que vai permitir acessar e baixar o arquivo de valor legal, o XML. 

Portanto, a indicação é: guarde os e-mails recebidos com os XML de suas transações por no mínimo 5 anos. E lembre-se: embora o DANFe não tenha valor legal, ele possibilita obter o XML da NFe a ele vinculada. 

Qualquer dúvida, pode enviar mensagem para contato@revizia.com.br 

Sobre o Revizia

Fundada em 2016, o Revizia é uma empresa de software especializada em auditoria e compliance fiscal que atua por meio de uma plataforma SaaS baseada em machine learning. 

Sua operação tem por objetivo facilitar e dinamizar o trabalho dos profissionais do mercado tributário, contábil e fiscal. 

Para isso, ela oferece soluções voltadas à captura e armazenamento de documentos fiscais, além do cruzamento técnico de informações capazes de apontar inconsistências e oportunidades de recuperação tributária. 

Tudo isso, faz do Revizia o software de gestão fiscal, tributária e financeira mais completo do mercado, para automatizar a eficiência do seu negócio.

Junte-se a líderes de mercado como MondelezBTG PactualPetzHugo Boss e revolucione a gestão fiscal da sua empresa.

Compartilhe:

Restituição do ICMS/ST
Tributos

Restituição do ICMS/ST para postos de combustíveis

Por meio de decisão judicial em ação coletiva proposta por Sindicato de Combustíveis, é possível que seu posto obtenha o ressarcimento do ICMS/ST a partir de Dezembro de 2012, ou seja, retroagindo períodos de recolhimento superiores aos últimos cinco anos! Isso significa que, para cada litro de combustível vendido desde então, uma parte desse valor poderá ser devolvida aos contribuintes.
Leia mais »
taxação blusinhas
Tax News

Além da taxação das blusinhas: quais empresas serão impactadas com o Mover?

Na tarde desta quinta-feira (27), o presidente Lula sancionou o projeto apelidado de “taxação das blusinhas”. Na realidade, o programa que recebeu sanção presidencial se chama “Mover” e pouco tem a ver com importação de produtos acima de US$ 50. A taxa estava dentro da lei que criou o programa e foi aprovado como um “jabuti”. O que, no jargão político, significa o termo para algo aprovado, mas completamente alheio ao objetivo do projeto de lei.
Leia mais »
queda da Selic
Tax News

Crédito despenca dois dígitos por seis meses e acende alerta vermelho

A tendência de contração do crédito tem se agravado nos últimos anos. Dados do Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC) demonstram que desde agosto de 2022, mês a mês a tendência é de queda quando o indicador é comparado com o mesmo intervalo do ano anterior. No período analisado até maio deste ano, somente 2 meses se mostram positivos: novembro de 2022 (+20%) e outubro de 2023 (+6%). Observando um recorte mais recente, nos últimos seis meses o INDC tem registrado queda da ordem de dois dígitos, sempre na comparação anual. Em abril, o recuo foi de 12% e, em março, uma queda 26% em relação aos mesmos meses de 2023.
Leia mais »

Comece agora com Revizia

Entre em contato conosco e agende um diagnóstico